FAQ: as 13 dúvidas mais frequentes sobre Instagram ADS

Natacha Tressino - 17 de fevereiro de 2022

FAQ: as 13 dúvidas mais frequentes sobre Instagram ADS

FAQ: as 13 dúvidas mais frequentes sobre Instagram ADS

O Instagram ADS é uma ferramenta crucial para quem pretende anunciar produtos e serviços na rede social que possui mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês desde 2019.

Com o acesso crescendo a cada ano, o Instagram já se tornou uma potência no Brasil, sendo a quarta rede social mais acessada pelos brasileiros em 2021, atrás apenas das gigantes Facebook, YouTube e Whatsapp.

Se em 2010, o Instagram era apenas uma rede social para compartilhar momentos importantes através de fotos, agora, por outro lado, esses números expressivos deixam claro que as oportunidades de negócios são diversas.

É por isso que, muitas empresas e negócios estão buscando entender melhor como funciona a veiculação de campanhas através do Instagram ADS.

Se você quer investir nesse canal, mas ainda não sabe por onde começar, leia nosso artigo até o fim. Vamos tratar das dúvidas mais frequentes sobre Instagram ADS, acompanhe:

13 dúvidas mais frequentes sobre anúncios no Instagram ADS 

Quando o assunto é Instagram ADS, podem surgir alguns questionamentos.

Apesar do crescimento exponencial da rede, a divulgação de anúncios era tímida até 2019, então ainda é necessário sanar incertezas sobre o assunto.

O Facebook já se consolidou como uma empresa forte dentro da publicidade. Possui diversos recursos e a cada ano traz novos investimentos para a área de tecnologia e business.

A participação do Instagram no mesmo grupo que o Facebook (META) traz consigo expectativas de bons negócios para quem deseja anunciar nesta rede também.

Conheça a seguir alguns questionamentos que podem surgir:

1 – Quem pode anunciar no Instagram ADS?

Qualquer pessoa pode anunciar no Instagram ADS, basta ter uma conta com perfil comercial.

2 – Onde eu preciso entrar para veicular as campanhas?

Existem duas maneiras de veicular anúncios para o Instagram atualmente: pelo perfil na rede social ou através do gerenciador de anúncios do Facebook.

3 – Qual a diferença entre anunciar no Instagram e no Gerenciador de Anúncios do Facebook?

O gerenciador de anúncios do Facebook é uma ferramenta mais poderosa e com mais possibilidades de análise de métricas, e por isso demanda conhecimento avançado em gestão de campanhas.

As publicações que são impulsionadas dentro do Instagram ADS têm uma interface mais básica e converte dados mais simples para o usuário.

A melhor opção para criação de anúncios é avaliar o nível de expertise sobre o assunto.

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4 – Quais são as opções de formatos de publicações?

O Instagram ADS permite 5 tipos de formatos para anúncio, são eles:

  • Foto;
  • Vídeo do feed;
  • Carrossel;
  • Coleção;
  • Stories.

No carrossel, o Instagram permite agregar uma legenda para cada foto (possibilitando o anúncio de um catálogo de até 10 produtos, por exemplo).

As coleções são mais completas, oferecem um apanhado de fotos e vídeos, além de proporcionar a venda rápida por link interno do próprio Instagram.

Os anúncios dentro de stories têm aumentado, já que boa parte do engajamento da rede social vem desse formato. Nesse caso, os vídeos precisam ter duração máxima de 120 segundos.

5 – Os stories patrocinados somem depois de 24 horas como acontece com os stories comuns da plataforma?

Uma das vantagens de usar o Instagram ADS para impulsionar stories, é que diferente das publicações orgânicas, os anúncios não somem depois de 24 horas.

Quando a campanha é criada, o usuário tem a opções de escolher em quais datas deseja veicular os seus vídeos.

6 – Quais dados são necessários para conseguir anunciar no Instagram ADS?

No Instagram estão disponíveis funções básicas como o link de redirecionamento, o público-alvo (sexo, faixa etária e interesses), orçamento R$ que será gasto e tempo de duração da campanha – para publicações turbinadas.

No gerenciador de anúncio do Facebook é possível adicionar outras informações específicas como escolaridade do público-alvo e objetivos da campanha, por exemplo – para anúncios mesmo.

7 – Eu preciso ter um e-commerce ou site para veicular campanhas no instagram?

Não necessariamente, porque a veiculação de anúncios pelo Instagram ADS dá diferentes opções de links para serem inseridos e a melhor maneira de definir isso é entender qual o propósito da campanha.

Se a ideia for, por exemplo, aumentar o número de seguidores e engajamento de uma conta de criador de conteúdo no Instagram, o botão para ação que será adicionado na campanha vai redirecionar o lead diretamente para o perfil.

8 – Como funciona a linkagem do anúncio?

Tanto no Instagram ADS interno quanto através do gerenciador de anúncios do Facebook é possível gerar CTA’s para links externos.

Porém, o gerenciador de anúncios do Facebook cria mais opções e ferramentas para as ações.

Algumas das principais funções possíveis para linkagem dos anúncios são:

  • Promover sua página
  • Promover o negócio localmente
  • Turbinar publicação
  • Turbinar uma publicação de vídeo
  • Turbinar um evento
  • Promover o botão [de chamada para ação]
  • Obter mais visitantes para o site
  • Promover seu aplicativo
  • Obter mais cadastros
  • Obter mais compras no site
  • Obter mais vendas de veículos

9 – Como funciona a análise das campanhas?

O próprio Instagram disponibiliza ferramentas com algumas métricas, como quantidade de visitas, área atingida, faixa etária e sexo.

Dentro do gerenciador de conteúdo do Facebook, a entrega de informações é maior, um relatório completo é gerado.

Além disso, o gerenciador de conteúdo é capaz de oferecer informações sobre tendências e aceitação do público, como faixa etária que mais interagiu com a publicação e o formato de mais sucesso entre stories ou feed.

10 – O que são os termos “alcance, impressões, visitas ao perfil e interações”?

Esses termos são as medições mais recorrentes na análise de performance dos anúncios do Instagram ADS:

  • Alcance – pessoas que viram o post promovido;
  • Impressões – quantidade de vezes que o anúncio apareceu na tela de alguém;
  • Visitas ao perfil – número de pessoas que conheceu o perfil depois da publicação do anúncio;
  • Interações – soma das ações que a pessoa toma ao ver o anúncio, como curtida, comentário e compartilhamento.

Num exemplo prático, quando a mesma pessoa vê duas vezes o mesmo anúncio, ele fica com duas impressões, mas apenas um alcance, por exemplo.

11 – É necessário possuir estrutura de estúdio para criar os anúncios?

Não é necessário ter uma estrutura robusta, mas considerando que o Instagram é a rede oficial de compartilhamento de fotos e vídeos, é preciso caprichar nas produções.

Tirar boas fotos e utilizar de técnicas de edição podem beneficiar muito a boa receptividade dos anúncios.

Conteúdos únicos e com planejamento estratégico podem fazer a diferença entre um anúncio de sucesso ou não.

12 – Quanto custa anunciar?

O valor para anunciar no Instagram ADS pode variar de acordo com diversos fatores, como o modelo de lance, nicho e o público-alvo, por exemplo.

Assim como o anúncio veiculado no Google ADS, o volume de buscas e a segmentação podem afetar diretamente o custo por clique.

Em geral, o Instagram disponibiliza a função “turbinar” com valores acessíveis, e indica o investimento mínimo de R$5,00 por dia.

13 – Como ter certeza se o Instagram é uma boa rede para anunciar?

O Instagram possui milhares de acessos diários de usuários com as mais diversas características, o que sugere melhor resposta de clique, e consequentemente maiores chances de negócios reais.

É claro que para que a ação tenha sucesso, é necessário estudar o público-alvo, entender se ele está no Instagram e quais são os seus padrões de comportamento. Mas, em geral, é um canal que conversa com muitos usuários.

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