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Sumário
Inbound Marketing
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Inbound Marketing

O QUE É
INBOUND MARKETING?

Diferente do modelo de marketing tradicional que interrompe o público com conteúdo que ele não deseja, o Inbound Marketing é uma metodologia de negócio que visa atrair o consumidor através de conteúdos relevantes e experiências valiosas, explorando canais que fazem sentido para ele, como: mecanismos de buscas, blogs e redes sociais.

“No inbound marketing, é o cliente quem procura
pela empresa e não o contrário.”

Resultados Digitais

INBOUND MARKETING
vs.
OUTBOUND MARKETING

O Inbound Marketing nasceu nos estados Unidos, mas só ganhou força em 2009 com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah. Depois disso, empresas dos mais variados segmentos começaram a implementar o método para conquistar clientes, gerar mais vendas e aumentar sua presença de marca.

Pode-se dizer, de um jeito bem simplista, que o Inbound Marketing cria mecanismos de atração, agindo de forma passiva. Ou seja, quem procura a empresa é o cliente! As ações de marketing buscam levar clientes em potencial até o seu blog ou site. Lá é feito todo um trabalho de relacionamento através de conteúdos autênticos e personalizados.

“O Inbound Marketing é 62% mais barato que
Marketing Convencional”

Resultados Digitais

O principal objetivo desses conteúdos é de educar a audiência a respeito de tudo o que envolve sua empresa e seu mercado de atuação, transformando-a em uma marca a ser seguida e lembrada, influenciando na decisão de compra de futuros clientes.

O investimento em Inbound Marketing é menor, assim como as habilidades necessárias para sua implementação, que envolve: copywriting, WEB e design gráfico e tática.

Ao contrário disso está o Outbound, uma estratégia de prospecção ativa, na qual você identifica o perfil dos seus clientes em potencial e os aborda diretamente. Ela possui um custo mais elevado e exige um conjunto maior de habilidades, tais como: digital marketing, SEO, SEM, social media, WEB e design gráfico, produção de conteúdo entre outros.

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QUANDO USAR O
INBOUND MARKETING?

Seja qual for o segmento de atuação da sua empresa, ela pode se beneficiar com o Inbound Marketing! Os conceitos que sustentam a marca podem ser empregados na divulgação de qualquer serviço/ produto, basta utilizar conteúdo para entretenimento/ utilidades e sempre reforçar a marca.

Um dos grandes benefícios dessa metodologia é a capacidade de mensuração. Com o auxílio de ferramentas de análise de dados é possível saber com exatidão o número de pessoas que visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha.

A partir dessas informações, fica fácil otimizar as campanhas em busca de um melhor ROI (retorno sobre investimento). Além disso, há 5 razões para as empresas mais inovadoras do mercado usarem o Inbound Marketing de forma tão agressiva:

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AS ETAPAS DO INBOUND MARKETING

Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Essas são as etapas do Inbound Marketing aplicáveis em qualquer projeto. Elas seguem uma sequência lógica e se completam de forma inteligente. Entenda mais sobre cada uma a seguir:

ATRAIR

O Inbound Marketing funciona de um jeito bem simples: os leads são os verdadeiros responsáveis pelas vendas, mas para que haja leads é preciso tráfego. Logo, se não há leads a estratégia perde sua razão de ser. Por este motivo “Atrair” é a primeira etapa. Mas qual a sua lógica?

Inversa, ao invés de correr atrás de pessoas interessadas no seu negócio, a energia é empregada na criação de conteúdos de alto valor. Algo que chame a atenção do consumidor e o leve por espontânea vontade até o seu site ou blog. Como resultado, terá um público mais engajado e propenso a consumir o produto.

“Você precisa parar de abordar diretamente as pessoas de
seu mercado-alvo interrompendo-as e, ao invés disso,
passar a ‘ser encontrado’ por elas.”

Shah Halligan

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BLOG

O blog é o lugar ideal para publicar artigos de forma rápida e dentro do seu site. Quando bem estruturado ele oferece uma variedade de conteúdos valiosos para o seu público-alvo. Além disso, ele também serve para guiá-lo nas etapas do processo de compra e estreitar relacionamento, gerando identificação.

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SEO

O Google é o buscador mais famoso da web. Todos os meses são mais de 100 bilhões de buscas realizadas na plataforma, sempre à procura de uma resposta para um determinado problema. Mas o que SEO tem a ver com isso?

Ele é o conjunto de técnicas aplicadas ao seu conteúdo, com o intuito de melhorar seu posicionamento (sua visibilidade) nas primeiras páginas de resultados!

Seguindo vários critérios de qualidade, o Google identifica qual URL é ou não digna de ocupar a primeira página. Além de produzir um conteúdo relevante e que ofereça a resposta a questão que motivou a pesquisa do usuário, é preciso considerar esses critérios.

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LINKS PATROCINADOS

Contrariando o que muitos pensam, utilizar de anúncios pagos não fere o princípio do Inbound Marketing de gerar venda pela atração espontânea. Quando a segmentação do público for muito específica, vale usar deste recurso para ser assertivo.

A seguir 3 formas usuais e estratégicas de obter resultados positivos com links patrocinados na metodologia Inbound Marketing:

Outra possibilidade de anúncios são os em formato display, na rede de conteúdo do Google. Lá você pode selecionar alguns canais, sites, blogs por segmento, tipo de conteúdo praticado pelo site e fazer remarketing, com o intuito de gerar mais tráfego para o banner.

O uso de links patrocinados no Inbound Marketing atrai visitantes para o seu site, blog ou landing page de uma forma mais rápida e direcionada.

Cerca de 90% dos usuários estão presentes no Facebook e Instagram, duas das maiores redes sociais do mundo. Sendo o Facebook a de maior audiência, com mais de 2,234 Bi de usuários. A plataforma permite segmentar suas campanhas por uma série de critérios, que inclui dados demográficos, interesses, gostos e comportamentos.

Com isso é possível ser mais exato e anunciar para um público realmente interessado no que você tem a oferecer. Você pode usar o canal para divulgar materiais ricos, como eBooks, infográficos, templates, planilhas, webinars e mais.

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REDES
SOCIAIS

Uma ótima forma de aumentar o tráfego do seu site é através das redes sociais, já que uma a cada três pessoas no mundo as utilizam. Facebook, Youtube, Whatsapp, Instagram, Twitter, Linkedin e Pinterest são as redes com maior audiência.

O compartilhamento de informações é fácil e rápido pelas redes sociais, motivo pelo qual adotá-las na divulgação de conteúdo relevante é tão efetivo. Além de ter um alcance maior, a interação com os usuários é mais leve, o que permite criar uma relação de proximidade com o público.

Usar uma abordagem mais pessoal é importante para criar a confiança dos usuários. Sem falar que as interações podem ser customizadas, seguindo os critérios disponíveis de interesse para configuração de cada rede social.

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CONVERTER

Ter um site com muitos visitantes, mas pouca conversão não é interessante no universo do Inbound Marketing. Por isso que a etapa de conversão é a próxima. Nela o visitante precisa tornar-se um lead para seguir no processo de compra. O que é preciso fazer para virar um lead?

Lead nada mais é do que um contato! Sendo assim, na metodologia do Inbound Marketing conversão representa a ação do usuário de passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, que pode ser uma oferta ou material rico. Existem algumas formas de transformar seus visitantes em leads, segue algumas delas:

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CRIAÇÃO
DE OFERTAS

A produção de ofertas é uma das formas mais básicas para transformar um visitante em lead, e ela pode ser direta ou indireta. Na direta, usa-se solicitação de orçamento, teste gratuito, demonstração de software e etc. Já na indireta, no qual o foco está em educar e solucionar problemas pontuais dos usuários, você pode oferecer eBook, infográfico, ferramentas e mais.

Contudo, no Inbound Marketing as ofertas indiretas estão presentes em todo o processo. Isso porque seu papel é resolver problemas específicos do seu público, bem como aumentar a visibilidade da sua empresa e posicioná-la no mercado como referência em determinado assunto.

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LANDING
PAGES

Em sua tradução literal, Landing Page quer dizer “página de aterrissagem”, no entanto, são mais conhecidas por páginas de conversão. Isso porque sua construção envolve o uso de uma série de elementos estratégicos, que convence o usuário a realizar determinada ação.

Por ser este o objetivo único da landing Page, por mais que seja possível converter em outras plataformas, o resultado não chega a ser tão efetivo. Mas quais são os elementos-chave presentes em uma landing page que atua no processo de converter visitantes em leads?

Comum em botões e links, os call to actions são chamadas que estimulam o usuário a executar determinada ação. Seja realizar o download de um material, preencher um cadastro para receber conteúdo via newsletter, ou mesmo para pedido de trial grátis de ferramentas e afins.

O formulário é usado na coleta de dados dos leads. Quanto maior o número de informações, mais contextualizada e relevante será a abordagem de venda no futuro. Um detalhe, ao passo que o lead for avançando nas etapas, novas informações são coletadas.

O headline (título) da página deve ser provocante e chamar a atenção do seu lead, para que este sinta-se atraído pelo conteúdo. Este deve ser desafiador e em apenas uma frase entregar tamanha proposta de valor. Sendo assim, vale investir muito tempo nessa tarefa.

Dobra é tudo que o usuário consegue ver antes da rolagem. Qualquer produto digital pode ser estruturado em dobras. Porém, se tratando de landing pages, é essencial que a argumentação seja pensada e dividida em dobras.

Para garantir o sucesso de uma landing page é importante estratégia e dedicação na produção da primeira dobra, assim como evitar o uso de mais de um call to action por dobra.

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CRO

CRO (Otimização de Conversão) é a técnica que visa direcionar o usuário ao propósito principal da página, moldando sua experiência. Seja através do copywriting (texto que traz uma argumentação precisa), teste A/B entre outros métodos.

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RELACIONAR

Dificilmente os clientes que chegam até você estão prontos para realizar uma compra. Isso acontece porque existem etapas bem definidas na jornada de compra que eles precisam percorrer, para que atinjam um certo nível de maturidade e possam ser abordados pela sua equipe de vendas.

O Inbound Marketing, como qualquer outra estratégia, atrai leads em diversos estágios. A diferença está que nessa metodologia ele é nutrido. A etapa de relacionamento exerce esse papel, fazendo com que o lead avance na jornada e acelere o processo de compra.

“Apenas 3% do mercado em potencial está em busca de
uma solução, ou seja, na etapa de decisão de Compra.””

Chet Holmes “The Ultimate Sales Machine”

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E-MAIL
MARKETING

Com um custo mais acessível para alcançar toda a base, se comparado com outros meio de comunicação, o E-mail Marketing oferece um ROI interessante e a curto prazo quando empregado com estratégia. Basta ter em mãos uma lista de leads e conseguir identificar seus interesses, para segmentá-los e trabalhar mensagens que realmente entreguem valor.

Os tipos mais comuns de E-mail Marketing são: e-mail promocional e newsletter. O primeiro tem por objetivo promover a divulgação de uma ou mais ofertas. Já o segundo é um compilado de conteúdo e ofertas diretas e indiretas.

Vale dizer que a segmentação é a chave de toda estratégia de E-mail Marketing, que consiste em gerar o mesmo resultado com um volume menor de envios. Para tanto, basta seguir alguns critérios na hora de produzir o e-mail, são eles:

  • Use suas Personas.
  • Diferencie o conteúdo de acordo com o cargo (gerência, conteúdo estratégico; técnicos, conteúdos práticos para facilitar a execução de tarefas do dia a dia).
  • Profissionais da área de vendas, recursos humanos, marketing e etc.
  • Área de atuação da empresa do lead.
  • Pessoas com interesse no mesmo assunto ou relacionado.
  • Pessoas que demonstraram interesse no produto, mas não efetuaram a compra.
  • Perfil e pontuação do Lead Scoring.
  • Estágio de compra entre outros critérios.
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AUTOMAÇÃO

Pode-se dizer que a automação de marketing é a estratégia de e-mail mais eficiente. Com o intuito de promover um relacionamento saudável com o cliente, ela cria uma estrutura de nutrição de leads inteligente e escalável, que considera tanto o interesse do lead quanto seu momento na jornada de compra. Seus principais benefícios são:

  • Aumentar vendas e receita.
  • Melhorar retenção e upgrade de clientes.
  • Reduzir custos de aquisição.
  • Melhorar a gestão do funil de vendas.
  • Tornar a equipe mais produtiva.

Com a automação de marketing é possível marcar leads como oportunidade ou enviar para um grupo de vendedores, seguir seus leads no Twitter, atribuir e remover tags e muito mais.

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LEAD
NURTURING

Em tradução livre “nutrição de leads” refere-se a construção de um relacionamento construtivo com os clientes, com o intuito de aumentar as vendas. A empresa oferece conteúdo educativo, de qualidade e que ajude a base de leads a solucionar problemas específicos, sempre respeitando seu interesse na jornada de compra.

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Jornada de Compra do Consumidor ou Funil de Vendas

FUNIL DE VENDAS

O Funil de Vendas (ou pipeline) faz parte do Inbound Marketing e consiste em conduzir ou acompanhar o lead a partir do momento que ele toma conhecimento da marca, até o fechamento do negócio. De forma pensada, ele apresenta as etapas seguidas pelo consumidor até a efetivação da compra. O funil de vendas é dividido em 3 etapas: topo do funil (TOFU), meio do funil (MOFU) e fundo do funil (BOFU).

1.
TOPO DE FUNIL: fase de aprendizado e descoberta, em que sua marca é apresentada para o mercado com o intuito de ajudar pessoas a reconhecer seus problemas de marketing. Nela os visitantes são nutridos com conteúdos mais abrangentes para se tornarem leads.
2.
MEIO DE FUNIL: na consideração da solução o intuito é começar a evoluir com o lead, para que ele enxergue que existe uma solução para o seu problema na sua empresa, que você é autoridade no assunto e tem o que é preciso para ajudá-lo. Nesta etapa a nutrição do lead é feita através de conteúdos mais pontuais, com um foco maior no que é preciso para solucionar o obstáculo.
3.
FUNDO DE FUNIL: na fase de decisão de compra, cujo objetivo é fazer com que o lead alcance o nível mais alto de maturidade e possa começar a ser tratado pela equipe de vendas, intensificamos a exposição da sua marca e serviços, ressaltando suas vantagens e benefícios.

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VENDER

Todo o trabalho realizado de geração e nutrição de leads tem por objetivo criar oportunidades de negócio para a sua empresa. Em alguns momentos a venda será concluída pelo site, mas em outros o vendedor precisará interagir com o cliente em potencial.

Produtos de alto padrão ou considerados complexos exigem um envolvimento maior do vendedor. Dificilmente uma pessoa compra um carro pela internet. É preciso oferecer um atendimento consultivo, que conclua o processo de nutrição de lead. Só assim ele se sentirá seguro para concretizar a compra.

No Inbound Marketing o cliente percorre uma jornada de compra antes de entrar em contato com o vendedor. Essa dinâmica impactou diretamente no Inbound Sales, e fez surgir as seguintes práticas:

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LEAD
SCORING

Em português, Lead Scoring significa “pontuação de leads” e sua função é categorizar as informações e ações do lead com o intuito de encontrar as verdadeiras oportunidades de negócios. A ferramenta qualifica seguindo dois eixos base: perfil e interesse.

O perfil visa entender se o lead tem potencial para tornar-se um cliente, enquanto que o eixo do interesse visa identificar em qual estágio da jornada de compra o lead está, analisando o conteúdo consumido e os canais de envolvimento.

A partir dessa análise é possível enviar leads com alto potencial de compra para a equipe de vendas, garantindo uma melhora significativa nos resultados da empresa.

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INBOUND
SALES

Traduzido para o português, Inside Sales quer dizer “vendas internas”. Um modelo de venda remota, no qual os representantes realizam reuniões através de tecnologias de comunicação, sem a necessidade de ir até o cliente para realizar uma venda.

Um método que otimiza o trabalho dos vendedores, aumenta o faturamento e reduz os custos com deslocamento. Isso sem falar que é possível metrificar o funil de vendas e ser mais assertivo em suas escolhas.

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CRM

Mesmo não tendo um contato direto com o cliente, o Inbound Sales exige do vendedor bons resultados. O CRM (Customer Relationship Management) é um grande aliado nessa tarefa. Trata-se de um software que organiza, metrifica e armazena o histórico de todas as negociações realizadas pelo vendedor.

Uma forma de melhorar a abordagem e performance da equipe de vendas é unindo esses dados com o histórico do lead, caso este tenha sido nutrido pela equipe de marketing. Quando as duas áreas trabalham juntas os números só tendem a aumentar.

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ANALISAR

A etapa de análise é o grande trunfo do Inbound Marketing. Com o auxílio de ferramentas-chaves é possível obter dados para uma avaliação mais detalhada dos resultados, além de comprovar o retorno sobre o investimento obtido em cada ação e interação do seu público com o conteúdo gerado e publicado.

Segue algumas ferramentas que auxiliam nesse processo de obtenção de dados e análise:

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O Google Analytics é considerado a ferramenta gratuita de monitoramento e análise de sites e aplicativos mais famosa do mundo! Fácil de configurar e integrar com outros serviços da empresa, como o Google Ads.

Quando configurada corretamente é possível extrair dados importantes a respeito do comportamento do usuário no seu site, blog ou e-commerce. Entender o perfil de quem acessa, as páginas mais visitadas, conversões, dispositivos, cidades e outros dados permite a criação de conteúdos mais relevantes, além de melhorar a abordagem de venda.

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O RD Station é uma das plataformas mais completas de automação de lead. Desenvolvida pela resultados Digitais, uma empresa referência de marketing no Brasil, ela automatiza inúmeras ações, dentre elas:

  • Agendamento e disparo de e-mails.
  • Alimentação de fluxos de nutrição.
  • Criação de landing pages.
  • Publicação agendada em redes sociais.
  • Análise dos leads.

Também é possível monitorar a performance de cada lead, acompanhar seu estágio na jornada e categorizá-los. Este último recurso possibilita o envio de mensagens personalizadas, que podem ser agendadas, incluindo saudações em datas especiais.

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Criadora do conceito de Inbound Marketing, a HubSpot é referência na produção de conteúdo autêntico e relevante. Ela disponibiliza uma das mais completas ferramentas de automação de leads do mercado, com recursos que facilitam a gestão de leads, disparo de conteúdo e análises de métricas.

A ferramenta se destaca pelo fácil gerenciamento de conteúdo, com gestão direta em sites, blogs, anúncios, marketplaces, e-mail marketing e campanhas. Abaixo alguns dos recursos disponíveis:

  • E-mail Marketing.
  • Segmentação de lista.
  • Gerenciamento de anúncios.
  • Formulários por pop-up.
  • Chat ao vivo.
  • Bots de conversação.
  • Otimização para celular.
  • Estratégia de SEO e conteúdo.
  • Lead Scoring.
  • Teste A/B.
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O Lead Lovers é uma alternativa para quem dispõe de pouco tempo e habilidade para gerenciar seus leads. Uma plataforma de automação de marketing digital, que oferece uma série de recursos para estruturar uma estratégia online de negócios.

  • Criação de landing pages e páginas de agradecimento.
  • Alimentação de fluxo de nutrição.
  • Agendamento e disparo de e-mail.
  • Teste de entregabilidade.
  • Emissão de relatórios de métricas.
  • Segmentação por tag.
  • Integrações com outras plataformas.
  • Lead Scoring.
  • Plataforma com multi usuários.
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Vinda dos Estados Unidos e instalada em Santa Catarina, a SharpSpring ganhou o mercado brasileiro com seu CRM nativo e dashboard intuitivo. Uma ferramenta de automação de marketing que apresenta os recursos básicos e alguns itens mais ousados, confira:

  • CRM próprio.
  • Mensuração de campanhas online e offline.
  • Integração com Google Adwords.
  • Criação de personas.
  • Motor de automação robusto.
  • E-mails e landing pages dinâmicas.
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A MKT 2 Easy da Dinamize traz o kit básico para disparo de automação de marketing, incluindo alguns recursos avançados e que possibilitam uma visão mais estratégica do negócio, através do gerenciamento avançado das bases e outros atributos que aproximam a automação de uma estrutura de CRM. Confira abaixo alguns dos seus recursos:

  • Integração com Google Analytics
  • Editor de e-mail e landing pages.
  • E-mail marketing
  • Capacitação de formulários.
  • Segmentação avançada.
  • Lead Scoring.
  • Fluxo de Automação.
  • Webhook.

Quando você mensura o comportamento do seu público,
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